MANUSCRITOS PNAKÓTICOS
Dizem que os Manuscritos Pnakóticos foram originalmente escritos pelo povo perdido de Lomar, tendo sido posteriormente transportados para a mítica Hiperbórea, e traduzidos para a língua local.
Os manuscritos supostamente sobreviveram até o nosso período histórico protegidos por um culto secreto conhecido como a Irmandade Pnakótica, que os teria traduzido para o grego, em uma versão conhecida como Pnakotika. Rumores afirmam que uma versão encadernada em inglês foi compilada e traduzida por volta do século XV, por um escriba desconhecido. Mas é quase consenso que esses texto existem apenas na forma de manuscritos.
Acredita-se que os pergaminhos originais dos Manuscritos Pnakóticos tenham sido destruídos ou perdidos, mas existem cópias sob a posse de círculos ocultos de praticantes das artes místicas.
Os Manuscritos Pnakóticos são, como o próprio nome diz, manuscritos, ou seja, na maioria dos casos são apenas páginas soltas que contém conhecimento proibido de forma fragmentada, o que pode ser ainda mais perigoso.
Não se tem registro de alguma ordem ou culto que possua todas as páginas. Na verdade, existe uma grande divergênca acerca do número exato de páginas que compõem os Manuscritos Pnakóticos.
Acredita-se que se alguém teria as informações completas sobre os manuscritos, seria a Irmandade Pnakótica, porém esse culto foi dado como extinto há séculos, muito embora existam aqueles que acreditam que eles continuam ativos, porém extremamente discretos.


Os Manuscritos Pnakóticos foram um dos textos secretos utilizados na campanha do Clube dos Exploradores de Londres, e, para efeitos de jogo, caso fosse analisado cuidadosamente pelos jogadores, poderia revelar as magias abaixo descritas*. Tentativas de aprender as magias dos manuscritos geram teste de Loucura (DC 18 ou mais, a critério do Mestre)
6º Nível
Divination: Analyze Dweomer; Legend Lore; True Seeing
Necromancy: Circle of Death.
7º Nível
Divination: Greater Scrying; Vision.
Necromancy: Control Undead; Finger of Death.

*As magias indicadas foram retiradas do D&D Player's Handbook 3.0