top of page

PAZUZU

Também conhecido como Fazuzu ou Pazuza, Pazuzu é o demônio do vento sudoeste das antigas lendas assírias. Esses terríveis ventos costumavam trazer tempestades e pragas que assolavam toda a região na estação chuvosa, bem como estiagem e fome na estação seca.

 

Pazuzu é normalmente representado por uma criatura de corpo humano, com a cabeça de leão ou cachorro, com garra sem vez de pés, dois pares de asas, cauda de escorpião e o corpo revestido de escamas. Normalmente essas representações vêm com a mão direita levantada e a esquerda abaixada, simbolizando vida e morte, criação e destruição.

Pazuzu era temido e reconhecido como uma entidade maligna, mas, ainda assim, várias pessoas o cultuavam e usavam amuletos com sua imagem para proteção.

 

Isso ocorria porque Pazuzu era inimigo de vários outros demônios, e aqueles que desejavam proteção contra eles acabavam por se unir ao seu culto.

 

Uma das inimigas mais ferrenhas de Pazuzu era Lamashtu, entidade temida por atormentar mulheres grávidas, e matar seus recém-nascidos. Logo, era comum as Assírias grávidas usarem a imagem de Pazuzu e colocarem estátuas dele no quarto de crianças…

Com o passar dos séculos, o que começou como uma forma de proteção, se tornou algo macabro. Pazuzu desenvolveu uma predileção por crianças, quase uma obsessão. O demônio começou a tentar possuí-las, como forma de interagir com o plano terreno, porém, logo percebeu que as crianças muito jovens não conseguiam suportar a presença dele por muito tempo, e logo faleciam.

 

Pazuzu passou então a procurar jovens, adolescentes com vigor maior que o de crianças, porém sem muitas condições de resistir ao seu poder.

 

A presença de Pazuzu no corpo de um ser humano provoca terríveis alterações, físicas e mentais, modificando completamente a vítima, até que reste somente uma casca habitada pelo demônio.

Ocultistas discutem se essa “alteração comportamental” de Pazuzu teria ou não relação com a chegada da Red Death à Terra Gótica, ou mesmo se Pazuzu seria um servo direto dela ou um agente independente. O fato é que vários casos de possessão foram presenciados e documentados ao longo da história.

 

Embora Pazuzu tenha se originado no oriente médio, sua presença espalhou-se pelo globo, atacando jovens de diversos países e de diferentes crenças religiosas, especialmente os cristãos. A explicação para essa predileção permanece um mistério, embora alguns sugiram que ela tenha se originado como uma resposta demoníaca às Cruzadas, uma forma de testar o poder do “novo deus.”

O fato é que o cristianismo, talvez de uma forma mais organizada que outras religiões, especializou-se no combate às possessões demoníacas, tendo inclusive um rito próprio para o que passou a ser conhecido como exorcismo.

 

Sendo assim, os párocos e exorcistas são os mais ferrenhos inimigos de Pazuzu, ao ponto de criarem um setor dentro da estrutura da igreja católica dedicado a estudar, identificar e combater possessões demoníacas.

© 2016 por FBC. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook App Icon
bottom of page