BASANOS
Segundo estudiosos dos segredos arcanos, os Basanos são um baralho de tarô vivo, criado por um ocultista chamado Meleos. O local e a data de sua criação se prederam nas brumas do tempo, mas acredita-se que seja bastante antigo.
Existe quem afirme que, na verdade, há um método, uma fórmula de criação para os Basanos, e que vários baralhos já foram criados ao longo do tempo. Segundo essa teoria, o baralho foi sendo aperfeiçoado através dos séculos, tornando-se cada vez mais poderoso.

Os poderes atribuídos aos Basanos são os mais variados possíveis, mas, de maneira geral, acredita-se que o baralho tem o poder de influenciar e manipular quem estiver próximo, levando-o a cometer atos de extrema violência e loucura.
Outros poderes associados ao Baralho Basanos dizem respeito às cartas que o compõem. A versão mais “comum” é baseada nas cartas do Tarot de Marselha, e cada carta possui um poder diferente, baseado na figura que representa.
O Imperador, por exemplo, poderia induzir megalomania, enquanto que o Mago concederia a habilidade de conjurar magias. Os estudiosos podem apenas supor os efeitos que seriam atribuídos a cartas como o Enforcado, a Morte e o Diabo.
Apesar de terem uma inteligência própria, os Basanos precisam de um foco, um hospedeiro humano para poderem utilizar sua potência máxima, motivo pelo qual eles costumas utilizar sua influência para conquistar uma vítima, a qual passa a agir de acordo com os interesses dos Basanos, utilizando as cartas do baralho para espalhar loucura e destruição

Não se sabe ao certo qual o objetivo final dos Basanos, se é que existe algum, pois seus hospedeiros não costumam sobreviver muito tempo.

ESPECIAL
Inspirados nos quadrinhos Vertigo (HQ Lúcifer), os Basanos são um baralho de Tarô vivo, que tenta influenciar um hospedeiro humano a utilizar suas cartas de forma a liberar todo o poder do baralho, deixando para trás um rastro de destruição, morte e loucura.
Qualquer pessoa que permanecer nas proximidades de um baralho Basano por 24 horas poderá ser alvo de suas tentativas de influência. O baralho pode realizar uma tentativa por dia. A cada semana que o alvo permanecer nas proximidades do baralho, uma tentativa extra de dominação pode ser feita pelos Basanos a cada dia.
Algumas pessoas especiais atraem mais facilmente a atenção dos Basanos. Usuários de magia de qualquer tipo, ou indivíduos com dádivas da Red Death podem sofrer uma tentativa de dominação imediata, e caso falhem, farão de tudo para obter o baralho: pagarão altas somas para comprá-lo, tentarão roubá-lo ou até mesmo matarão o atual dono e quem quer que se interponha entre eles e o seu alvo.
Os personagens deverão fazer um teste de Willpower (DC 16) para resistir à influência dos Basanos. Alguns fatores podem influenciar nesse teste. Se o personagem estiver sob o efeito de alguma magia maligna (mesmo que não saiba) ou tenha alguma dádiva da Red Death, a dificuldade aumenta em um ponto.
No caso de exposição prolongada ao baralho, a dificuldade do teste aumenta em um ponto a cada duas semanas. A área de influência dos Basanos não possui uma medida precisa, devendo ser considerada, por exemplo, a área onde for mantido, não interessando se for uma mansão ou o porão de um museu.
Os Basanos normalmente são atraídos por figuras de poder, seja social, financeiro ou místico, sendo esses os seus alvos preferenciais.
PODERES
Os poderes do Baralho Basanos são baseados nas figuras das cartas do tarô, e podem ser utilizados da forma que o Mestre entender mais apropriada para a sua campanha. Algumas possibilidades incluem algum tipo de alteração ou comando mental para realizar determinadas ações, ilusões ou materializações de criaturas para serem enfrentadas, poderes especiais concedidos temporariamente ao dono do baralho, etc. Seguem abaixo algumas sugestões.
